A Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) abriram nesta segunda-feira a Festa Anual das Árvores 2011, no anfiteatro do Parque do Cocó, em Fortaleza. Este evento visa a conscientização ecológica dos cidadãos acerca das nossas florestas.
Além de autoridades e gestores da área ambiental do Estado, estudantes de escolas públicas e visitantes do parque participaram do evento. A manhã teve início com a apresentação da banda da Polícia Militar e seguiu com o pronunciamento das autoridades, seguido de premiação dos concursos culturais, lançamento do kit educativo “Agricultor Rural”, entrega de kits do Previna ao Corpo de Bombeiros e à Companhia de Polícia Militar Ambiental, distribuição de mudas e apresentações artísticas.
A festa ocorre sempre na última semana de março, coincidindo com a quadra chuvosa no Ceará, e tem o objetivo de disseminar a conscientização para a importância da preservação das florestas, entre outras questões relativas ao meio ambiente.
O superintendente da Semace, Ricardo Araújo, ressaltou a importância de envolver os jovens em atividades de educação ambiental para que eles desenvolvam a consciência da preservação e dêem continuidade a esse cuidado. “Muitas pessoas desmatam as florestas nativas de forma irresponsável, sem procurar o órgão competente que concede as licenças. Isso não pode mais acontecer. Por isso, a Semace vem realizando fiscalizações constantes e aulas de educação ambiental para estudantes, professores e comunidade”, explicou. O presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, defendeu que o cuidado com a natureza comece nas ações cotidianas. “O meio ambiente conservado só depende das atitudes que a gente toma no dia a dia, na nossa casa e na nossa rua”, destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário