Texto científico
Objetivo geral
Compreender textos jornalísticos de divulgação científica em inglês.
Objetivos específicos
Identificar o tema e os assuntos do texto, reconhecer as fontes consultadas, estabelecer relações com outros textos e/ou contextos.
Conteúdo
Leitura com compreensão de texto jornalístico de divulgação científica, organização de palavras-chave destacadas e construção de síntese. Desdobramentos: Radio news.
Procedimentos
Importante: é necessário que os alunos tenham o texto a seguir, "Amazon Under Threat From Cleaner Air", em mãos.
1) Inicialmente provoque uma "tempestade" de idéias sobre as questões ambientais que envolvem a Amazônia, anotando no quadro, em inglês, as palavras ou expressões que vêm à mente dos alunos quando o assunto é floresta tropical e mudanças climáticas, devastação da Amazônia e qualidade do ar.
2) Peça para que observem o texto como um todo e identifiquem sua origem e autoria.
3) A partir do título, solicite que formulem hipóteses sobre o conteúdo do texto.
4) Se necessário, auxilie-os no reconhecimento de que se trata de nota sobre um estudo, publicada em revista científica e peça-lhes que mantenham o foco no título, na apresentação e no primeiro parágrafo.
5) Faça uma leitura em voz alta do título e da apresentação, a qual deverá ser atentamente acompanhada pelos alunos, para que reconheçam seu sentido, articulando-o às hipóteses criadas a partir do título. Auxilie-os com Wh- questions (Who, what, when, where?).
6) Forme grupos de no máximo 4 alunos e distribua para cada grupo uma folha com palavras-chave do texto, colocadas de forma aleatória:
7) O próximo passo é solicitar aos alunos que leiam atenta e silenciosamente o texto, localizando as palavras-chave em cada parágrafo, marcando-as e registrando no caderno, na ordem em que aparecem. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.
8) Oriente a utilização do dicionário caso julgue necessário, e ao retomar a aula, faça com que a classe socialize as pesquisas realizadas, construindo um vocabulário com as palavras e/ou expressões que são geralmente encontradas em textos que tratem do mesmo assunto. Esse vocabulário poderá ficar afixado no mural da sala de aula e ser ilustrado com imagens sugestivas trazidas pelos alunos, com legendas em inglês e fontes devidamente citadas.
9) Peça aos alunos que construam ou reescrevam uma ou duas frases-síntese para cada parágrafo do texto utilizando o vocabulário e as palavras-chave destacadas.
10) Cada grupo ao juntar essas frases terá feito um resumo, aproveitando a idéia central do texto. Isto fica facilitado se partirem de alguns desafios: o que, como, por que, em que contexto, com que resultados?
11) É importante que os alunos percebam as estratégias utilizadas para a compreensão de um texto desse tipo, pois poderão repeti-las sempre que necessário.
12) Explique que as sínteses construídas devem ter um formato adequado para radio news.
13) Organize com a classe uma apresentação tipo radio news, em que um representante de cada grupo deverá ler a síntese. Incentive-os a incluírem vinhetas musicais, por exemplo. Este trabalho poderá ser realizado com auxílio do computador e também previamente gravado.
Amazon Under Threat From Cleaner Air ScienceDaily (May 8, 2008) - The Amazon rainforest, so crucial to the Earth's climate system, is coming under threat from cleaner air say prominent UK and Brazilian climate scientists in the journal Nature. University of Exeter (2008, May 8). Amazon Under Threat From Cleaner Air. ScienceDaily. Retrieved May 9, 2008, from http://www.sciencedaily.com /releases/2008/05/080507133259.htm |
1) Inicialmente provoque uma "tempestade" de idéias sobre as questões ambientais que envolvem a Amazônia, anotando no quadro, em inglês, as palavras ou expressões que vêm à mente dos alunos quando o assunto é floresta tropical e mudanças climáticas, devastação da Amazônia e qualidade do ar.
Keywords | ||||
carbon stored | risk of drought | deforestation | increasing sea surface temperatures | Amazon rainforest |
global climate system | reducing sulphur dioxide emissions | rainfall | devastation | climate change |
safeguard public health | climate change | global warming | safeguard the forest | improve air quality |
reduce aerosol pollution | change to its vegetation | many pressures | reductions in carbon dioxide emissions | land ecosystems |
7) O próximo passo é solicitar aos alunos que leiam atenta e silenciosamente o texto, localizando as palavras-chave em cada parágrafo, marcando-as e registrando no caderno, na ordem em que aparecem. Elas são muito importantes para entender a organização do texto e estão sempre relacionadas ao assunto principal.
*Rozeli Alves é mestranda em Psicologia da Educação pela PUC-SP e professora de inglês da rede pública de São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário